Ann Morgan: O ano em que li um livro de cada país

TEDGlobal>London

Ann Morgan: O ano em que li um livro de cada país

1,565,977 views

Readability: 4.1


Ann Morgan se considerava uma pessoa lida, até descobrir uma "enorme lacuna cultural" em suas estantes de livros. Em meio a uma variedade de autores ingleses e americanos, havia bem poucas obras de autores fora do mundo anglófono. Então, ela se colocou um objetivo ambicioso: ler um livro de cada país no período de um ano. Agora, ela está exortando outros anglófilos a lerem obras traduzidas, para que as editoras possam se esforçar para publicar também pérolas literárias estrangeiras. Explore os mapas interativos da jornada literária de Ann Morgan aqui: go.ted.com/readtheworld

Marina Abramović: Uma arte feita de verdade, vulnerabilidade e conexão

TED2015

Marina Abramović: Uma arte feita de verdade, vulnerabilidade e conexão

1,930,080 views

Readability: 3


A arte de Marina Abramović explora os limites entre audiência e artista, em busca do aumento da consciência e da mudança pessoal. Em seu trabalho inovador de 2010, "The Artist Is Present," ela simplesmente se sentou numa cadeira e encarou sua audiência durante 8 horas por dia... com resultados extremamente comoventes. Seu trabalho mais corajoso pode ainda estar por vir, está tomando a forma de um enorme instituto de arte dedicado à experimentação e a atos simples feitos com atenção plena. "Nada acontece se você fizer as coisas sempre do mesmo jeito", diz ela. "Meu método é fazer as coisas das quais tenho medo, as coisas que não conheço, ir para o território onde ninguém nunca esteve."

Regina Hartley: Por que a melhor contratação não precisa ter o currículo perfeito

TED@UPS

Regina Hartley: Por que a melhor contratação não precisa ter o currículo perfeito

3,569,618 views

Readability: 4.9


Quando tem de escolher entre um candidato a emprego com um currículo perfeito e outro que lutou e venceu com dificuldade, a executiva de recursos humanos Regina Hartley sempre dá uma chance ao "comigo ninguém pode". Como ela mesma cresceu na adversidade, Hartley sabe que os que prosperam nos meios mais penosos são dotados de força para perseverar em um ambiente de trabalho sempre mutável. "Escolha o candidato subestimado, cujas armas secretas são o fervor e a determinação", ela diz. "Contrate o 'comigo ninguém pode.'"

Anote Tong: Meu país em breve ficará embaixo da água, a não ser que trabalhemos em conjunto

Mission Blue II

Anote Tong: Meu país em breve ficará embaixo da água, a não ser que trabalhemos em conjunto

1,087,377 views

Readability: 3.7


Para a população de Quiribáti, a mudança climática não é uma coisa para ser debatida, negada ou legislada; é uma realidade diária. O país formado por ilhas de baixa altitude do Pacífico pode em breve ficar submerso, graças à subida do nível do mar. Numa conversa pessoal com Chris Anderson, curador do TED, Anote Tong, o presidente do Quiribáti, analisa a atual catástrofe climática do seu país e o seu ameaçado futuro. "Para lidar com a mudança climática, tem que haver sacrifícios. Tem que haver empenho", diz. "Temos que dizer às pessoas que o mundo mudou".

Guillaume Néry: A emocionante paz do mergulho livre

TEDxToulouse

Guillaume Néry: A emocionante paz do mergulho livre

931,012 views

Readability: 3.5


Nessa palestra deslumbrante, o campeão mundial de mergulho livre Guillaume Néry nos leva consigo às profundezas do oceano. Metro por metro, ele explica o impacto físico e emocional da pressão da água, do silêncio e de segurar a respiração. Sua descrição eloquente da experiência subaquática revela a poesia oculta do mergulho livre.

Genevieve von Petzinger: Por que esses 32 símbolos são encontrados em cavernas primitivas por toda a Europa?

TED Fellows Retreat 2015

Genevieve von Petzinger: Por que esses 32 símbolos são encontrados em cavernas primitivas por toda a Europa?

4,615,709 views

Readability: 4.8


A linguagem escrita, a marca da civilização humana, não apareceu simplesmente da noite para o dia. Milhares de anos antes dos primeiros sistemas de escrita completamente desenvolvidos, nossos ancestrais rabiscaram sinais geométricos nas paredes das cavernas nas quais se abrigavam. Genevieve von Petzinger, paleontologista, pesquisadora de arte rupestre e TED Bolsista Senior, estudou e codificou essas marcas antigas em cavernas pela Europa. A uniformidade de suas descobertas sugerem que a comunicação gráfica e a habilidade para preservar e transmitir mensagens além de um único momento no tempo podem ser muito mais antigas do que pensamos.

Nonny de la Peña: O futuro das notícias? Realidade virtual

TEDWomen 2015

Nonny de la Peña: O futuro das notícias? Realidade virtual

1,245,563 views

Readability: 3.8


E se você pudesse sentir uma história com todo seu corpo, e não apenas com sua mente? Nonny de la Peña está trabalhando em uma nova forma de jornalismo que combina as reportagens tradicionais com tecnologias de realidade virtual emergentes para colocar o público dentro da história. O resultado é uma experiência evocativa que, de la Peña espera, irá ajudar as pessoas a entender a notícia de uma maneira totalmente nova.

Ole Scheeren: Por que a boa arquitetura deveria contar uma história

TEDGlobal>London

Ole Scheeren: Por que a boa arquitetura deveria contar uma história

2,277,069 views

Readability: 5


Para o arquiteto Ole Scheeren, as pessoas que vivem e trabalham num edifício são, tanto quanto o concreto, o aço e o vidro, parte daquela construção. Ele pergunta: "Será que a arquitetura poderia estimular a colaboração e a contação de histórias, em vez de tratar do isolamento e a hierarquia de um típico arranha-céu? Visite cinco das construções de Scheeren, desde uma torre vergada, na China, a um cinema flutuante, no oceano na Tailândia, e descubra as histórias por detrás delas.

Jean-Paul Mari: A assustadora sequência de um encontro com a morte

TEDxCannes

Jean-Paul Mari: A assustadora sequência de um encontro com a morte

787,597 views

Readability: 3.2


Em abril de 2003, assim que as tropas americanas começaram a entrar em Bagdá, um míssil atingiu o prédio de onde o autor e correspondente de guerra Jean-Paul Mari reportava. Lá ele teve um encontro cara a cara com a morte, começando sua familiaridade com um fantasma que tem assombrado os que arriscaram suas vidas nos campos de batalha desde os tempos antigos. "O que é essa coisa que pode matá-lo sem deixar cicatrizes visíveis?" Mari pergunta. Conhecemos isso como transtorno de estresse pós-traumático ou, como Mari descreve, uma experiência com o vazio da morte. Nesta palestra profunda, ele procura por respostas a perguntas sobre a mortalidade e a psicose e nas consequências do horror e do trauma.

Carl Safina: O que os animais pensam e sentem?

Mission Blue II

Carl Safina: O que os animais pensam e sentem?

2,122,771 views

Readability: 3.2


O que se passa no cérebro nos animais? Será que podemos saber o que, ou se, estão pensando e sentindo? Carl Safina acha que podemos. Usando descobertas e anedotas que abrangem ecologia, biologia e ciência do comportamento, ele tece histórias de baleias, lobos, elefantes e albatrozes para defender que, assim como nós pensamos, sentimos, usamos ferramentas e expressamos emoções, as outras criaturas - e mentes - que compartilham a Terra conosco também o fazem.

Chelsea Shields: Como estou trabalhando pela mudança dentro da minha igreja

TED Fellows Retreat 2015

Chelsea Shields: Como estou trabalhando pela mudança dentro da minha igreja

1,487,694 views

Readability: 4.1


Como é possível respeitar as crenças religiosas de alguém e, ao mesmo tempo, responsabilizar a religião pelos danos que essas crenças possam causar? Chelsea Shields tem uma resposta corajosa para essa questão. Ela foi criada na tradição mórmon ortodoxa e passou o início da sua vida assistindo às mulheres serem excluídas de posições de relevo dentro da "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias", no Mormonismo. Agora, esta antropóloga, ativista e bolsista TED, está trabalhando para mudar a desigualdade de gênero institucionalizada em sua igreja. "As religiões podem libertar ou subjugar, podem empoderar ou explorar, podem confortar ou destruir", ela afirma. "O que é ensinado na doutrina se reflete na política, na gestão da saúde pública, na violência no mundo."

Josh Luber: O mercado secreto dos tênis  –  e sua importância.

TED@IBM

Josh Luber: O mercado secreto dos tênis – e sua importância.

1,940,323 views

Readability: 4.2


Josh Luber é um "sneakerhead," ou seja, um colecionador de tênis raros ou de edição limitada. Com um apetite insaciável por tênis exclusivos, esses formadores de opinião movimentam o mercado e dão publicidade às marcas que adoram, especialmente a Nike, que, sem dúvida, domina o bilionário mercado secundário de tênis. A empresa de Luber, Campless, coleta dados sobre esse mercado e os analisa para colecionadores e investidores. Nesta palestra, ele nos conduz a uma jornada para dentro desse mercado complicado, não regulamentado, e imagina como ele poderia ser um modelo para um mercado de ações para o comércio.

Jenni Chang e Lisa Dazols: Como é a vida das pessoas LGBT pelo mundo

TEDWomen 2015

Jenni Chang e Lisa Dazols: Como é a vida das pessoas LGBT pelo mundo

2,013,346 views

Readability: 4.5


Sendo um casal gay em São Francisco, Jenni Chang e Lisa Dazols não tiveram muita dificuldade para viver da forma como desejavam. No entanto, fora da bolha da área da Baía de São Francisco, como será que era a vida para as pessoas que ainda não tinham seus direitos básicos respeitados? Elas partiram numa viagem pelo mundo em busca dos "Supergays", pessoas LGBT que estivessem fazendo algo extraordinário nesse aspecto. Em 15 países da África, Ásia e América do Sul — desde a Índia, lar do recente primeiro príncipe abertamente gay, até a Argentina, o primeiro país da América Latina a conceder a igualdade matrimonial — elas descobriram histórias inspiradoras e os Supergays corajosos, resilientes e orgulhosos que estavam procurando.

Andreas Ekström: A parcialidade moral por trás dos seus resultados de busca na internet

TEDxOslo

Andreas Ekström: A parcialidade moral por trás dos seus resultados de busca na internet

1,470,305 views

Readability: 3.7


Ferramentas de busca tornaram-se nossas fontes mais confiáveis de informação e árbitros da verdade. Mas será que é possível obtermos resultados imparciais nessas buscas? Andreas Ekström, escritor e jornalista sueco, argumenta que isso é filosoficamente impossível. Nesta profunda palestra, eles nos convoca a estreitar os laços entre a tecnologia e as ciências humanas, e nos lembra que, por trás de todo algoritmo, existe um conjunto de crenças pessoais que código algum jamais poderá erradicar totalmente.

Harald Haas: Novo avanço tecnológico da Internet sem fio

TEDGlobal>London

Harald Haas: Novo avanço tecnológico da Internet sem fio

2,263,581 views

Readability: 4.4


E se continuássemos usando da tecnologia para promover o acesso à Internet aos mais de quatro bilhões de pessoas que vivem onde a infraestrutura é incapaz de oferecer esse serviço aos seus moradores? Ao usar LEDs comuns e células solares, Harald Haas e sua equipe são os pioneiros da nova tecnologia de transmissão de dados por meio da luz. Essa talvez seja exatamente a ponte necessária ao fosso digital. Veja como o futuro da Internet poderia ser.

Patrícia Medici: O animal mais legal que você não conhece... e como podemos salvá-lo

TED Fellows 2015

Patrícia Medici: O animal mais legal que você não conhece... e como podemos salvá-lo

1,355,183 views

Readability: 4.5


Mesmo a anta sendo um dos maiores mamíferos terrestres do mundo, as vidas desses criaturas solitárias e noturnas, permanece um segredo. Conhecida como "fóssil vivo", a mesma anta que anda pelas florestas e pradarias da América do Sul hoje, apareceu no cenário evolutivo a mais de cinco milhões de anos atrás. Mas ameaças de caçadores, desmatamentos e poluição, especialmente no Brasil, em processo de rápida industrialização, trazem um perigo para sua longevidade. Nesta palestra esclarecedora, a bióloga conservacionista, especialista em antas e TED Fellow Patrícia Medici, compartilha seu trabalho com esses fascinantes animais e nos desafia com uma pergunta: Queremos ser responsáveis pela sua extinção?

Kaki King: Um escape musical a um mundo de luz e cor

TEDWomen 2015

Kaki King: Um escape musical a um mundo de luz e cor

1,434,893 views

Readability: 6.4


Com um gênero próprio, Kaki King pode ser a próxima deusa da guitarra. Ela une a tradição de trabalhar utilizando as próprias mãos com a tecnologia digital, projetando imagens em sua guitarra, no seu inovador trabalho multimídia "The Neck Is a Bridge to the Body". Usando o braço da guitarra como um teclado, ela toca uma complexa melodia enquanto leva o público a uma viagem de luz e som. Ela descreve a guitarra como um "pincel de arte".

Mathias Jud: A arte que permite falar com espiões da NSA

TEDGlobal>London

Mathias Jud: A arte que permite falar com espiões da NSA

971,930 views

Readability: 5.5


Em 2013, o mundo descobriu que a NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) e seu equivalente britânico, GCHQ, estavam espionando o governo alemão com frequência. Em meio a indignação, os artistas Mathias Jud e Christopher Wachter pensaram: “Bem, se eles estão ouvindo... vamos falar com eles”. Com antenas montadas no telhado da Embaixada Suíça no distrito governamental de Berlim, eles instalaram uma rede aberta para que oS mundo enviasse mensagens para os espiões dos EUA e Reino Unido que os vigiavam ali perto. Este é um dos três trabalhos ousados, muitas vezes divertidos, e abertamente subversivos, detalhados nesta palestra, que questiona o descontentamento crescente do mundo em relação à vigilância e redes de comunicação fechadas.

Hilary Cottam: Os serviços sociais não funcionam. Como podemos resolver isso.

TEDGlobal>London

Hilary Cottam: Os serviços sociais não funcionam. Como podemos resolver isso.

719,408 views

Readability: 4.2


Quando uma família entra em crise (e isso às vezes acontece devido a problemas como desemprego, maus relacionamentos e má sorte), espera-se que o sistema de assistência social entre em ação e ajude essa família a entrar nos eixos novamente. Como mostra Hilary Cottam, no Reino Unido, uma típica família em crise pode adquirir o direito de acessar os serviços de mais de 70 órgãos diferentes, mas é improvável que qualquer um deles consiga fazer a diferença. Cottam, ela própria uma assistente social, pede que reflitamos sobre as formas como tentamos resolver problemas sociais arraigados e complexos. Como será que podemos construir relacionamentos duradouros de apoio entre quem precisa de ajuda e quem a oferece?

Cesar Harada: Como eu ensino crianças a amar ciência

TED Fellows Retreat 2015

Cesar Harada: Como eu ensino crianças a amar ciência

1,701,106 views

Readability: 4.2


Na Harbour School, em Hong Kong, Cesar Harada ensina à próxima geração de ambientalistas ciência cidadã e invenção. Ele mudou sua sala de aula para um pavilhão industrial onde crianças com imaginação fértil trabalham com madeira, metal, química, biologia, óptica e, ocasionalmente, ferramentas elétricas para criar soluções para as ameaças aos oceanos do nosso planeta. Lá, ele ensina o que aprendeu com seus pais quando ele ainda era pequeno: "Você pode fazer bagunça, mas é você que deverá limpar depois."

Nancy Lublin: O texto comovente que inspirou uma linha de ajuda para crises

TEDWomen 2015

Nancy Lublin: O texto comovente que inspirou uma linha de ajuda para crises

876,583 views

Readability: 4


Quando uma jovem enviou uma mensagem de texto para DoSomething.org, com um comovente pedido de ajuda, a organização reagiu criando uma Linha de Texto para Crise, de âmbito nacional, oferecendo um canal de expressão para pessoas em sofrimento. Quase 10 milhões de pessoas enviam SMS com problemas como dependência de drogas, pensamentos suicidas, desordens de alimentação, abuso sexual e muito mais. Os dados coletados no processo estão reformulando a política e preparando as escolas e a os agentes da lei para lidar melhor com surtos de crises.

Daniel Levitin: Como permanecer calmo quando sabe que vai se estressar

TEDGlobal>London

Daniel Levitin: Como permanecer calmo quando sabe que vai se estressar

12,382,193 views

Readability: 4


Você não está na melhor forma quando está estressado. De fato, seu cérebro evoluiu por milênios para liberar cortisol em situações estressantes, inibindo pensamento lógico e racional, mas potencialmente o ajudando a sobreviver a um ataque de leão. O neurocientista Daniel Levitin acredita que exista uma forma de evitar erros críticos em situações estressantes, quando seu pensamento se torna obscurecido: o "pre-mortem". "Todos vamos falhar eventualmente. A ideia é pensar antecipadamente quais seriam essas falhas ", ele afirma.

Francesco Sauro: Descobrindo beleza e ciência nas profundezas da superfície da Terra

TEDGlobal>London

Francesco Sauro: Descobrindo beleza e ciência nas profundezas da superfície da Terra

1,483,780 views

Readability: 4.8


Francesco Sauro, explorador de cavernas e geólogo, viaja ao continente que se esconde sob nossos pés, pesquisando lugares profundos, escuros, dentro da Terra, onde nenhum ser humano pôs os pés antes. Nos espetaculares tepuis da América do Sul, ele descobriu novos minerais e insetos que evoluíram no isolamento, e usa seu conhecimento sobre esses estranhos universos para treinar astronautas.

Melissa Fleming: Um barco carregando 500 refugiados afundou no mar. A história de duas sobreviventes.

TEDxThessaloniki

Melissa Fleming: Um barco carregando 500 refugiados afundou no mar. A história de duas sobreviventes.

1,594,919 views

Readability: 3.7


A bordo de um navio sobrecarregado com mais de 500 refugiados, uma jovem se torna uma heroína improvável. Esta história única e poderosa, contada por Melissa Fleming, da agência da ONU para refugiados, coloca uma face humana à enorme quantidade de seres humanos que tentam escapar para ter uma vida melhor... enquanto os navios de refugiados continuam chegando.

Christine Sun Kim: A encantadora música da língua de sinais

TED Fellows Retreat 2015

Christine Sun Kim: A encantadora música da língua de sinais

1,509,432 views

Readability: 3.7


A artista Christine Sun Kim nasceu surda, e lhe ensinaram que som não fazia parte de sua vida, que era algo para pessoas que ouviam. Através da sua arte, ela descobriu similaridades entre a Língua Americana de Sinais e a música, e ela percebeu que som não precisa ser conhecido apenas pelos ouvidos — pode ser sentido, visto ou vivenciado como uma ideia. Nessa cativante palestra, ela nos convida a abrir nossos olhos e participar do rico tesouro que é a linguagem visual.

Tom Uglow: Como seria a Internet sem telas

TEDxSydney

Tom Uglow: Como seria a Internet sem telas

1,661,561 views

Readability: 4.2


O designer Tom Uglow cria um futuro em que o amor que a humanidade sente pelas soluções naturais e ferramentas simples podem coexistir com a nossa necessidade da informação, e os dispositivos de acesso. "A realidade é mais rica que as telas", diz ele. "Podemos ter um lugar feliz cheio de informação que amamos, que sentimos ser tão natural como acender a luz.”

Jennifer Doudna: Já podemos editar o nosso DNA. Mas vamos fazer isso com sabedoria.

TEDGlobal>London

Jennifer Doudna: Já podemos editar o nosso DNA. Mas vamos fazer isso com sabedoria.

2,278,532 views

Readability: 5.7


A geneticista Jennifer Doudna coinventou uma tecnologia inovadora para editar os genes, chamada CRISPR-Cas9. A ferramenta permite que cientistas façam edições precisas nas fitas do DNA, o que pode levar à descoberta de tratamentos para doenças genéticas… mas que poderiam também ser usadas para criar os chamados "bebês projetados". Doudna examina como a tecnologia CRISPR-Cas9 funciona, e pede à comunidade científica que faça uma pausa e discuta a ética dessa nova ferramenta.

Anders Fjellberg: Dois corpos não identificados trazidos pelo mar. Conheça a história deles.

TEDGlobal>London

Anders Fjellberg: Dois corpos não identificados trazidos pelo mar. Conheça a história deles.

1,269,628 views

Readability: 4.1


Quando dois corpos usando roupas de mergulho idênticas são trazidos pelo mar na costa da Noruega e da Holanda, o jornalista Anders Fjellberg e o fotógrafo Tomm Christiansen começam a buscar uma resposta para a pergunta: quem eram aquelas pessoas? O que eles descobriram e escreveram na publicação norueguesa "Dagbladet" é que todos temos um nome, todos temos uma história, todos somos alguém.

Will Potter: Prisões secretas dos EUA de que nunca ouvimos falar

TED Fellows Retreat 2015

Will Potter: Prisões secretas dos EUA de que nunca ouvimos falar

3,046,034 views

Readability: 5


O jornalista investigativo Will Potter é o primeiro repórter a entrar em uma Communications Management Unit (Unidade de Gestão de Comunicações), ou CMU, dentro de uma prisão americana. Essas unidades foram abertas secretamente e modificam radicalmente a forma como prisioneiros são tratados, sendo proibidos até mesmo de abraçar seus filhos. Potter, um companheiro TED, nos mostra quem está preso nas CMUs e como o governo tenta mantê-los escondidos. "A mensagem é clara", ele diz, "Não falem sobre esse lugar." Veja as fontes para esta palestra no site willpotter.com/cmu

Meklit Hadero: A beleza surpreendente dos sons cotidianos

TED Fellows Retreat 2015

Meklit Hadero: A beleza surpreendente dos sons cotidianos

1,055,818 views

Readability: 4.1


Usando como exemplo o canto dos pássaros, a melodia natural da linguagem enfática, e até uma tampa de panela, a cantora e compositora Meklit Hadero mostra como a paisagem sonora, até mesmo o silêncio, produz música. "O mundo vibra com expressão musical", ela diz, e "todos estamos imersos nele".